Uma visita de rotina ao médico ou mesmo uma consulta para checar alguns sintomas é considerada por alguns como algo simples, que não requer uma preparação, basta chegar ao consultório e dizer o que está sentindo para que o médico faça o diagnóstico. 

 

No entanto, o paciente pode adotar uma série de atitudes que não só facilitam a consulta, como também ajudam o médico a chegar a um diagnóstico mais preciso e evitar a prescrição de medicamentos ou procedimentos que atrapalhem o tratamento. Veja as 10 dicas do Dr. Paulo Mariano e saiba como se preparar.

 

1 - Agende a consulta com antecedência

 

Marcar a consulta com antecedência é necessário quando a agenda do médico é muito cheia, o que é comum. 

2 - Chegue ao consultório antes do horário marcado

É importante chegar ao consultório pelo menos 10 minutos antes do horário marcado. Esse tempo é ideal para o paciente falar ao atendente do consultório, hospital ou centro médico seus dados pessoais e do convênio, para que seja feito o prontuário.

3 - Leve os exames anteriores

É importante sempre levar os exames já realizados, pois facilita e orienta melhor o médico em relação ao diagnóstico. Além disso, evita que o médico solicite novamente exames que já foram realizados.

4 - Faça uma lista com os medicamentos que você toma

É de suma importância o paciente levar uma lista com todas as medicações que ele faz uso, juntamente com a dosagem. Isso ajuda o médico a avaliar se é preciso ajustar a dose, suspender ou adicionar à rotina do paciente determinado remédio. Outra vantagem é o médico poder avaliar os medicamentos que não podem ser prescritos juntas, pois um pode alterar o efeito do outro.

 

5 - Informe o seu histórico familiar médico

Diabetes, hipertensão, alguns tipos de câncer - como o de mama e o de intestino - e outras doenças têm uma alta incidência em pessoas com histórico familiar. Por esse motivo, deve-se sempre informar ao médico qualquer ocorrência de doenças na família, principalmente em parentes de primeiro grau, pois os riscos de a pessoa apresentar a doença são maiores.

6 - Use roupas confortáveis

O paciente deve sempre ir com roupas confortáveis e que sejam fáceis de retirar, caso seja necessário trocá-las ou tirar alguma peça para realizar algum exame. Além disso, o uso de alguns tecidos ou roupas muito apertadas pode dificultar e até mesmo alterar o resultado de alguns procedimentos, como aferir (medir) a pressão.

7 - Quando levar acompanhante?

Pacientes idosos, menores de idade ou com alguma deficiência (física ou mental) devem sempre ir à consulta com algum responsável, pois estes podem não ter o discernimento ou conhecimento para seguir as orientações do médico. Nos outros casos, a escolha de um acompanhante fica a critério do paciente, não devendo ser mais de um, para não atrapalhar a consulta.

 

8 - Diga ao médico o que você está sentindo

Fazer uma lista dos sintomas que apresenta facilita o diagnóstico médico. O ideal é ter nela a data aproximada de quando os sintomas começaram; a localização da dor, se for o caso; fatores que causam, agravam e aliviam os sintomas; tempo de duração das sensações e fatores associados ao sintoma. 

9 - Não esconda informações

 

Nunca esconda informações do médico, mesmo que elas pareçam pouco importante. O paciente não precisa ficar envergonhado ou inibido, pois está resguardado pelo sigilo médico-paciente, que é inviolável - todas as informações passadas ao médico não sairão do consultório.

10 - Não saia do consultório com dúvidas

 

O paciente não deve sair com dúvida do consultório em hipótese alguma, por mais boba ou insignificante que essa dúvida possa parecer. Deve ficar claro para o paciente o seu diagnóstico e o tratamento para que possa entender qual é a gravidade de sua doença e como deve proceder.