Ter uma alimentação balanceada e de acordo com suas necessidades é importante para uma vida saudável. E conhecer o comportamento do seu corpo, do seu organismo, diante da ingestão de alguns alimentos também é essencial. Para quem tem dor de cabeça frequentemente, o ideal é analisar os alimentos que têm consumido, uma vez que eles podem desencadear essa dor.


O dr. Paulo Mariano listou 20 alimentos que causam dor de cabeça. Veja quais são eles:


1 - Queijos

2 - Chocolate

3 - Chocolate

4 - Cerveja

5 - Vinho

6 - Café

7 - Chá preto

8 - Refrigerante

9 - Bebidas alcoólicas em geral

10 - Manteiga

11 - Carnes gordas

12 - Frituras

13 - Doces

14 - Requeijão

15 - Leite Integral

16 - Salame

17 - Presunto

18 - Peixes

19 - Camarão

20 - Salsicha


Segundo o neurocirurgião, isso acontece no Grupo 1 de alimentos (do 1 ao 5) porque neles há a presença de amina, que altera a calibração e a dilatação dos vasos sanguíneos e contribuem para a dor de cabeça.


No Grupo 2 (do 6 ao 8), porque possuem cafeína, que eleva a pressão arterial por meio da contração dos vasos sanguíneos, sobretudo em pessoas sensíveis a essa substância.


No Grupo 3 (que compreende o número 9), porque as bebidas alcoólicas têm histamina e tirania, que podem desencadear ou potencializar a dor de cabeça, logo após ingeridas ou no dia seguinte, por exemplo (a famosa ressaca).


No Grupo 4 (do 10 ao 15), porque os lipídeos contidos nesses alimentos têm proteínas alergênicas que causam dor de cabeça.


No Grupo 5 (do 16 ao 20), porque contêm nitratos e nitritos que alteram a calibração e a dilatação dos vasos sanguíneos, assim como faz a amina contida no Grupo 1.


Gostou das dicas do dr. Paulo Mariano? Siga-o nas redes sociais e continue acompanhando as dicas do blog da Dor.